• Facebook - Gris Círculo
  • Twitter - Gris Círculo
  • Instagram - Gris Círculo

ASOCIACIÓN CHELONIA INTERNACIONAL

C/ Aristóteles, 3. 28027 Madrid (España)

Correo electrónico: chelonia@chelonia.es

© ASOCIACIÓN CHELONIA 2018. Todos los derechos reservados. Desarrollado por Miguel A. Cárdenas-Torres

III CONCURSO MARES CIRCULARES

PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO

A Asociación Chelonia, no marco do projeto “Mares Circulares”, patrocinado por The Coca-Cola Foundation, organiza um concurso em apoio à realização de projetos de investigação ou estudos científicos que incrementem o conhecimento sobre a problemática e os impactos do lixo marinho e os resíduos sólidos e ofereçam alternativas para reduzi-los em mares, costas e ambientes aquáticos e procurem soluções que promovam, ao mesmo tempo, a economia circular.

 

OBJETIVO

Fomentar a investigação científica para a procura de soluções que resolvam algum aspecto da problemática ambiental gerada pelo lixo marinho e consolidem a economia circular, promovendo a inovação e a investigação para reduzir o impacto dos resíduos sólidos em meios aquáticos de Portugal e Espanha, reconhecendo os esforços das organizações científicas e a sua interconexão com a sociedade para lograr este objetivo.

QUEM PODE PARTICIPAR

Pessoa física, como Investigador/a principal, podendo formar parte de um grupo ou equipa de investigação vinculado a uma universidade, centro de pesquisa, organização sem fins lucrativos, ou outra organização, que se encontre desenvolvendo e/ou formulando projetos relacionados com a redução e melhor gestão de resíduos sólidos ou lixo marinho para a conservação e recuperação de ecossistemas ou a biodiversidade, com uma perspectiva de economia circular, e que não participem de maneira ativa no projeto Mares Circulares.

 

CONDIÇÕES DO PROJETO A APRESENTAR

- Natureza do projeto: o projeto deve estar dirigido a investigar e propor soluções científicas práticas dentro da problemática que supõe o lixo marinho, quer sobre habitats quer sobre organismos dulçaquícolas, costeiros ou marinhos, incorporando de ser possível uma componente de sensibilização ou envolvimento da população local.

- Tipo de iniciativa: o projeto deve contar com um claro enfoque dirigido a ampliar o conhecimento e em tentar resolver um desafio ambiental relacionado com o lixo marinho e a economia circular, tendo em conta aspectos ambientais e económicos, criando, na medida das suas possibilidades, oportunidades de crescimento sem incrementar o uso dos recursos naturais. Os resultados propostos devem ser viáveis técnica e economicamente no curto e meio prazo.

- Desenvolvimento do projeto: o projeto pode encontrar-se em fase de formulação ou de início de execução, mas deve identificar claramente a sua idoneidade a curto prazo para propor soluções ao problema específico que apresenta.

- Ética: o projeto, assim como todos os membros da sua equipa investigadora, deve dar mostras de uma total coerência no que respeita a seus valores, discurso público e trajetória vital. Isto implica quer aos participantes selecionados quer aos membros das suas equipas.

CRITÉRIOS DE VALORAÇÃO

- Carácter inovador do projeto: deve ser um projeto que por suas características aporte algo novo e/ou original, vinculado com a problemática do lixo marinho e a economia circular.

- Viabilidade técnica e económica: será valorada a viabilidade económica e técnica do projeto, assim como o tempo e facilidade de aplicação dos resultados propostos.

- Capacidade de transformação e impacto no ambiente: será valorado se o projeto é capaz de gerar um impacto ambiental positivo facilmente medível.

- Investimento económico: será valorado positivamente que os resultados propostos precisem de um baixo nível de investimento económico na sua aplicação.

- Equipa: será valorado positivamente que o investigador principal do projeto apresente uma equipa de pessoas envolvidas nele com trajetória na gestão de projetos de economia circular e lixo marinho.

- Área geográfica de implementação do projeto: sua área de implementação deve estar centrada de maneira prioritária em Espanha e/ou Portugal. Será valorado positivamente que o projeto beneficie a regiões deprimidas economicamente frente a regiões mais desenvolvidas.

- Dimensão social: será valorado positivamente que os objetivos e resultados propostos ofereçam algum benefício sobre coletivos sociais ou possibilidades de criação de emprego.

 

COMO PARTICIPAR

Descarregar, preencher e enviar o Formulário de Candidatura (pode-se descarregar no final desta página) ao e-mail concursomarescirculares@chelonia.es, indicando no Assunto “Projeto de Investigação”, entre o 2 de março e o 30 de outubro de 2020, acompanhando obrigatoriamente no mesmo e-mail a seguinte documentação:

- Curriculum vitae do/a investigador/a principal do projeto, com uma extensão máxima de 5 fólios e até 5 MB em formato PDF.

- Fotocópia do documento de identificação (cartão de cidadão ou passaporte), conforme for o caso, pelas duas faces, em formato PDF o de imagem.

- Carta de conformidade com o projeto de um representante do centro de pesquisa ou instituição à que está vinculado o investigador/a principal, se for o caso.

Documentação opcional: 

- Será valorado positivamente a apresentação de uma ou várias cartas de apoio de instituições, universidades e/ou reconhecidos expertos sobre a matéria; em formato PDF.

Incluir no corpo do e-mail o nome da pessoa candidata (investigador principal), o título do projeto e a instituição, organização ou grupo de investigação no que trabalha.

 

PRÉMIO

Três projetos de investigação serão selecionados, cada um dos quais receberá uma dotação económica de 5.400 euros brutos (ter em conta a retenção fiscal que corresponda de acordo com a legislação vigente). O prémio será abonado à instituição (universidade, centro de pesquisa ou entidade sem fins lucrativos) à que se encontre vinculado a investigador/a principal ou diretamente ao investigador/a, com a conformidade da instituição à que esteja vinculado, se for o caso.

 
PROCESSO DE SELEÇÃO

Um Júri, composto por representantes de universidades ou entidades, públicas ou privadas, espanholas e portuguesas, será o encarregado de avaliar e selecionar os três projetos ganhadores, assim como outros três projetos que formarão a lista de reserva. A seleção será realizada em base às condições mencionadas mais arriba e ao Regulamento, assim como a aspectos de inovação, viabilidade e originalidade.

Os investigadores principais dos projetos selecionados receberão uma comunicação por e-mail e/ou uma chamada telefónica, informando-lhes da sua condição de ganhador ou ganhadora. Depois de receber esta comunicação, o investigador/a principal deverá remitir uma Carta de Aceitação do prémio por correio postal, no prazo de 5 dias naturais desde a recepção da comunicação. A carta também poderá ser assinada eletronicamente e enviada ao e-mail concursomarescirculares@chelonia.es.

Se a Carta de Aceitação não fosse recebida no prazo indicado, ou o investigador/a principal do projeto ganhador não aceitasse ou renunciasse ao prémio, seria elegido o seguinte participante seguindo a ordem da lista de reserva. Em caso de que os investigadores principais dos projetos da lista de reserva não aceitassem o prémio, o mesmo poderia ficar deserto.

 

PRAZOS

O prazo de admissão de solicitudes estende-se desde o 2 de março até as 23:59 horas (hora peninsular espanhola) do dia 30 de outubro de 2020.

Por favor, consulte com atenção o Regulamento do presente concurso (descarregar ao final da página), onde se encontram todos os detalhes e condições do concurso. A mera participação neste Concurso supõe a aceitação do Regulamento.

Se tem alguma dúvida ou algum problema para descarregar os documentos, por favor, remita um e-mail a concursomarescirculares@chelonia.es com o Assunto “Consulta Projeto de Investigação”.