IV CONCURSO MARES CIRCULARES

PT.png
Mares Circulares Circular Azul.png
Mares Saludables Circular Azul PT.png

A Asociación Chelonia, inserida no projeto “Mares Circulares”, impulsionado pela Fundação Coca-Cola, está a organizar este Concurso que pretende fomentar a consciência e a participação da sociedade civil na procura de soluções para a problemática ambiental global, nomeadamente para o lixo marinho. O objetivo principal é estimular a criação e desenvolvimento de ideias inovadoras e a investigação na procura de alternativas, de forma a prevenir ou reduzir o impacto dos resíduos em ambientes aquáticos, mares e costas de Portugal e Espanha, promovendo de igual forma a economia circular.

 

OBJETO E MODALIDADES

PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO

Esta modalidade é dirigida a instituições, organizações e pessoas dedicadas à investigação científica e à conservação dos recursos naturais na procura de soluções práticas para a problemática ambiental gerada pelos resíduos e pelo lixo marinho. Através de ações que incrementem o conhecimento sobre os seus impactos e, ao mesmo tempo, promovam oportunidades para uma redução da produção de resíduos com uma perspetiva de circularidade e sustentabilidade, como por exemplo: a melhoria na gestão e reciclagem de embalagens e resíduos, a inclusão de material reciclado em embalagens ou produtos, a produção de biomateriais, a criação de aplicações e metodologias, entre outros.

START-UP

Esta modalidade é dirigida a pessoas, instituições ou organizações que pretendam implementar iniciativas empresariais ou consolidar start-ups que desenvolvam soluções para a problemática ambiental gerada pelos resíduos e pelo lixo marinho, numa perspetiva de economia circular. Contudo, procura-se promover o empreendimento e o estímulo de ideias inovadoras que ofereçam alternativas para reduzir o impacto dos resíduos sólidos em ambientes aquáticos, mares e costas de Portugal e Espanha a curto, médio e longo prazo. Também se pretende estimular a criação ou consolidação de iniciativas que acrescentem valor no uso de materiais ou metodologias que minimizem impactos, consigam uma melhor gestão dos resíduos e reforcem o tecido socioeconómico e laboral, impulsionando oportunidades para fortalecer a transição para uma economia circular e uma maior sustentabilidade.

QUEM PODE PARTICIPAR
PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO

O projeto deve ser apresentado por uma pessoa física, maior de idade, residente em Portugal ou Espanha. Esta pessoa será o investigador ou investigadora principal do projeto, não sendo requisito imprescindível, mas valorizando positivamente o facto de formar parte de uma equipa de investigação vinculada a uma universidade, centro de pesquisa, organização sem fins lucrativos, ou outra entidade que se encontre a desenvolver ou tenha previsto desenvolver projetos relacionados com o estudo, a redução, a melhoria na gestão dos resíduos sólidos ou lixo marinho e a recuperação e conservação de ecossistemas ou espécies, numa perspetiva de economia circular.

START-UP

O projeto deve ser apresentado por uma pessoa física, maior de idade, residente em Portugal ou Espanha, que esteja a desenvolver ou pretenda desenvolver um projeto empresarial ou start-up relacionada com a redução de resíduos ou a economia circular. Será valorizado positivamente se vinculado com alguma organização ou entidade, pública ou privada.

 

PROPOSTAS A APRESENTAR

PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO

Os projetos devem ampliar o conhecimento e propor soluções científicas práticas dentro da problemática do lixo marinho, para a conservação de habitats ou espécies de água doce, costeiras ou marinhas, incorporando, se possível, um componente de sensibilização das comunidades. Os projetos podem encontrar-se em fase de formulação ou ser parte de um projeto já iniciado. Os resultados e soluções propostas devem apresentar-se tendo em consideração critérios de viabilidade técnica ou económica a curto e médio prazo.

START-UP

Os projetos devem apresentar uma proposta de negócio centrada na resolução do problema ambiental derivado dos resíduos e do lixo marinho, baseada em princípios e metodologias próprias da economia circular, tendo presente a sua viabilidade técnica e económica a curto e médio prazo.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Carácter inovador: será valorizado que o projeto, pelas suas características, forneça algo novo e/ou original, no âmbito da problemática do lixo marinho e para a economia circular.

Viabilidade técnica e económica: será valorizada a viabilidade económica e técnica do projeto, assim como o tempo e facilidade de aplicação dos resultados propostos.  

Impacto no ambiente: será valorizada a capacidade do projeto de gerar um impacto ambiental positivo facilmente mensurável.

Investimento económico: será valorizada a proposta cujo investimento necessário para atingir os resultados propostos seja o mínimo possível.

Equipa: será valorizado o projeto em que o investigador/a principal apresente uma equipa de trabalho com uma trajetória na gestão de projetos relacionados com a economia circular e o lixo marinho.

Parcerias: será valorizado o projeto que conte com o apoio de entidades que garantam a implementação e continuidade do mesmo, podendo ser empresas, associações, instituições públicas, instituições educativas, cooperativas, etc. Estas entidades não podem fazer parte da equipa de trabalho do projeto Mares Circulares.

Área geográfica: a área de implementação deve ser prioritariamente Espanha e/ou Portugal. Será valorizado o projeto que beneficie regiões economicamente desfavorecidas face a regiões mais desenvolvidas.

Dimensão social: será valorizado aquele projeto em que os objetivos e resultados propostos ofereçam algum benefício a coletividades sociais ou possibilidades de criação de emprego.

COMO PARTICIPAR

Descarregar, preencher (em português ou espanhol) e enviar o Formulário de Candidatura (ao final desta página) por e-mail para o endereço concursomarescirculares@chelonia.es, indicando no Assunto "Projeto de Investigação" ou "Start-up" entre 1 de março e 12 de NOVEMBRO de 2021, acompanhando no mesmo correio a seguinte documentação conforme a modalidade a que corresponda:

PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO

1. Formulário de Candidatura preenchido (por favor, ter em conta a limitação de carateres).

2. Curriculum vitae do investigador/a principal do projeto, com uma extensão máxima de 5 páginas (A4) e até 5 MB em formato PDF.

3. Fotocópia do cartão de cidadão, título de residência ou passaporte, frente e verso, em formato PDF ou de imagem.

4. Carta de conformidade com o projeto de um representante da entidade de investigação à qual está vinculado o investigador principal, se for o caso.

Opcionalmente, será valorizada a apresentação de cartas de apoio de instituições, universidades e/ou reconhecidos especialistas sobre a matéria (em PDF).

START-UP

1. Formulário de Candidatura preenchido (por favor, ter em conta a limitação de carateres).

2. Curriculum vitae do representante do projeto empresarial, com uma extensão máxima de 5 páginas (A4) e até 5 MB em formato PDF.

3. Fotocópia do cartão de cidadão, título de residência ou passaporte, frente e verso, em formato PDF ou de imagem.

4. Cópia do número de identificação ou registo da entidade à qual se vincula, se for o caso.

5. Cartas de apoio de instituições, universidades e/ou reconhecidos especialistas sobre a matéria; mínimo 1 e máximo 3 em formato PDF.

 

PRÉMIOS

PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO

Três prémios de 5.400 euros cada um. Cada prémio será transferido para a instituição (universidade, centro de investigação, ONG ou outra) com a qual se encontre vinculado o investigador/a principal de cada projeto selecionado pelo Júri ou diretamente ao investigador/a principal, com manifesto consentimento da instituição de vinculação, se for caso.

O prémio deverá ser, obrigatoriamente, utilizado no financiamento do projeto de investigação apresentado e selecionado. A verba encontra-se sujeita à normativa fiscal vigente (retenção).

START-UP

Um prémio no valor de 5.000 euros líquidos, que serão transferidos para uma conta em nome da pessoa física cujo projeto empresarial tenha sido selecionado como vencedor pelo Júri.

O prémio deverá ser, obrigatoriamente, utilizado no financiamento do projeto empresarial, sendo-lhe aplicada a normativa fiscal vigente.

 
PROCESSO DE SELEÇÃO

Um Júri, constituído por representantes de universidades ou entidades públicas e privadas espanholas e portuguesas, avaliará e selecionará os projetos vencedores, e criará uma lista de reserva formada por três projetos em cada modalidade.

Para poder usufruir do prémio será necessário que o candidato ou candidata assine e envie por correio eletrónico, para o endereço concursomarescirculares@chelonia.es o Documento de Aceitação remetido pela Chelonia. Este será anexado à notificação enviada por e-mail, comunicando a sua condição de projeto selecionado. O documento assinado deve ser recebido por correio eletrónico no prazo máximo de 5 dias úteis após a notificação e contados a partir do dia seguinte à mesma.

Se neste prazo não for possível contactar com a pessoa que apresentou a candidatura ou não houver qualquer resposta, será contactada a pessoa associada ao projeto seguinte incluído na lista de reserva, de acordo com a seleção do Júri. Se os candidatos ou candidatas dos projetos da lista de reserva não aceitassem o prémio, este poderia ficar sem efeito.

 

PRAZO

O prazo de admissão de candidaturas estende-se do dia 1 de março até às 23:59 horas do dia 12 de NOVEMBRO de 2021 (hora peninsular espanhola).

Por favor, leia cuidadosamente o Regulamento (descarregar ao final desta página), onde se encontram todos os detalhes e condições sobre o Concurso. A simples participação neste Concurso supõe a total aceitação do Regulamento.

Se tiver alguma dúvida ou problema com os documentos, por favor, envie um correio electrónico para o endereço concursomarescirculares@chelonia.es com o Assunto “Consulta Projetos de Investigação” ou "Consulta Start-up", de acordo com a modalidade escolhida.

ESTENDIDO
Mares Limpios Circular Azul PT.png
Mares Sostenibles Circular Azul PT.png
pdf_icon-icons.com_70898.png
pdf_icon-icons.com_70898.png
pdf_icon-icons.com_70898.png