• Facebook - Gris Círculo
  • Twitter - Gris Círculo
  • Instagram - Gris Círculo

ASOCIACIÓN CHELONIA INTERNACIONAL

C/ Aristóteles, 3. 28027 Madrid (España)

Correo electrónico: chelonia@chelonia.es

© ASOCIACIÓN CHELONIA 2018. Todos los derechos reservados. Desarrollado por Miguel A. Cárdenas-Torres

II CONCURSO MARES CIRCULARES

START-UP

A Asociación Chelonia, no marco do projeto “Mares Circulares”, patrocinado por The Coca-Cola Foundation, organiza um concurso em apoio a uma start-up ou projeto empresarial que trabalhe pela solução de uma problemática ambiental em matéria de economia circular e lixo marinho simultaneamente.

 

OBJETIVO

Fomentar a procura de soluções empresariais que resolvam algum aspecto da problemática ambiental gerada pelo lixo marinho e promova a economia circular, assim como promover o empreendimento, a inovação e a investigação para reduzir o impacto dos resíduos sólidos em mares e costas de Espanha e Portugal, reconhecendo os esforços de organizações, instituições e a sociedade civil com este objetivo.

QUEM PODE PARTICIPAR

Qualquer pessoa física, maior de idade, residente em Espanha ou Portugal que cumpra com alguma das seguintes condições:

 

- Pessoa física que desenvolva ou pretenda desenvolver actividades relacionadas com a redução de resíduos ou a economia circular.

- Pesquisador e/ou representante de grupos de investigação vinculados a universidades públicas ou privadas, incluindo professores, estudantes ou profissionais que se encontrem desenvolvendo e/ou formulando projetos relacionados com a redução ou gestão de resíduos sólidos ou lixo marinho e que não participem de maneira activa no projeto Mares Circulares.

- Sócio, trabalhador ou colaborador de organizações sem fins lucrativos devidamente constituídas e que tenham dentro dos seus fins a conservação do meio ambiente e da biodiversidade em geral.

 

CONDIÇÕES DO PROJETO A APRESENTAR

- Natureza do projeto: o projeto empresarial deve estar dirigido a propor soluções práticas dentro da problemática que supõe o lixo marinho, quer sobre habitats quer sobre organismos costeiros ou marinhos, incorporando de ser possível uma componente de sensibilização ou envolvimento da população local. Esta solução deve dar como resultado a constituição de uma empresa que tenha como objectivo o impulso da economia circular.

- Tipo de iniciativa: o projeto empresarial deve ser uma iniciativa de empreendimento com um claro foco em resolver um desafio ambiental que vincule a economia circular e o lixo marinho, é dizer, o projeto deverá contemplar a intersecção dos aspectos ambientais e económicos, criando oportunidades de crescimento sem incrementar o uso de recursos. A ideia apresentada deve ser viável economicamente no curto e meio prazo.

- Desenvolvimento do projeto: o projeto empresarial pode estar em fase de ideação ou “early stage”, mas tem que identificar claramente sua viabilidade a curto prazo e a sua idoneidade como resposta a uma potencial demanda do mercado.

- Ética: o projeto empresarial, assim como todos os membros da sua equipa promotora, deve dar mostras de uma total coerência no que respeita a seus valores, discurso público e trajetória vital. Isto implica quer aos participantes selecionados quer aos membros das suas equipas.

CRITÉRIOS DE VALORAÇÃO

- Carácter inovador do projeto: deve ser um projeto que por suas características aporte algo novo e/ou original, vinculado com o lixo marinho e a economia circular.

- Área geográfica de implementação do projeto: sua área de implementação deve estar centrada de maneira prioritária em Espanha e/ou Portugal. Será valorado positivamente que o projeto beneficie a regiões deprimidas economicamente frente a regiões mais desenvolvidas.

- Viabilidade económica e time-to-market: será valorada a viabilidade económica do projeto empresarial, assim como o seu calendário potencial de posta em marcha e lançamento ao mercado.

- Capacidade de transformação e impacto no entorno: será valorado se o projeto é capaz de gerar um impacto ambiental positivo facilmente medível.

- Investimento económico: será valorado positivamente que o investimento necessário para pôr em marcha o projeto seja o mínimo possível.

- Equipa: será valorado positivamente que o líder do projeto apresente uma equipa de pessoas envolvidas nele com trajetória na gestão de projetos de economia circular e lixo marinho.

COMO PARTICIPAR

Descarregar, preencher (em espanhol ou português) e enviar o Formulário de Candidatura (pode descarregar o formulário em português desde os botões ao final desta página) ao correio electrónico concursomarescirculares@chelonia.es entre o 1 de março e o 31 de outubro de 2019, acompanhando obrigatoriamente no mesmo e-mail a seguinte documentação:

- Curriculum vitae do representante do projeto empresarial, com uma extensão máxima de 5 fólios e até 5 MB em formato PDF.

- Cópia do documento de identificação (cartão de cidadão ou passaporte), em formato PDF.

- Em caso de ser uma candidatura vinculada a alguma entidade (ONG, universidade, centro de pesquisa), o seu número de identificação ou registo.

- Cartas de apoio de instituições, universidades e/ou reconhecidos expertos sobre a matéria; como mínimo 2 e máximo 5 em formato PDF.

Incluir no corpo do e-mail o nome da pessoa candidata, o título do projeto e a instituição, organização ou grupo de investigação com a que trabalha, se procede.

 

PRÉMIO

O projeto ganhador receberá uma dotação económica de 5.000 euros netos, que serão ingressados em uma conta a nome da pessoa física que houvesse apresentado sua candidatura e cujo projeto empresarial tivesse sido selecionado pelo Júri como ganhador..

 
PROCESSO DE SELEÇÃO

Um Júri avaliador, composto por 5 representantes de universidades ou entidades, públicas ou privadas, espanholas e portuguesas, será o encarregado de selecionar o projeto vencedor, assim como 3 projetos que integrarão a lista de reserva. A seleção será realizada em base às condições mencionadas mais arriba, assim como a aspectos de inovação, viabilidade e originalidade.

A pessoa ganhadora receberá uma comunicação por e-mail e uma chamada telefónica, informando-lhe da sua condição de ganhador ou ganhadora. Depois de receber a comunicação, a pessoa ganhadora deverá remitir uma Carta de Aceitação do prémio por correio postal, anexando fotocópia do seu documento de identidade (pelas duas caras), no prazo de 5 dias naturais desde a recepção da comunicação.

Em caso de que o projeto ganhador não aceitasse ou renunciasse à dotação económica, seria elegido o seguinte participante em ordem da lista de reserva e assim sucessivamente até o terceiro projeto reserva. Se nem o ganhador nem os representantes dos projetos da lista de reserva aceitassem o prémio, o mesmo ficará deserto.

 

PRAZOS

O prazo de admissão de solicitudes estende-se entre o 1 de março até as 23:59 horas (hora peninsular espanhola) do dia 31 de outubro de 2019.

Por favor, consulte com atenção as bases de convocatória do presente concurso (descarregar ao final desta página), onde se encontram todos os detalhes e condições sobre o mesmo. A mera participação neste Concurso supõe a aceitação das Bases.

Se tem alguma dúvida ou algum problema para descarregar os documentos, por favor, remita um e-mail a concursomarescirculares@chelonia.es com o Assunto “Consulta Concurso Mares Circulares”.